quinta-feira, 10 de junho de 2010

Comunicação e interatividade na Educação a Distância

A sociedade atual demanda práticas educacionais que conjetura um espaço onde alunose professores sejam atores ativos no processo de ensino-aprendizagem, um sistema educacional que estimule e provoque a participação, interação e a autonomia, fundamentadas em uma rede de relações com inúmeras possibilidades comunicativas.
A comunicação mediada representa aessência do processo de aprendizagem, tanto na relação entre informação ealuno como na relação entre professor e aluno. A educação mediatizada pelas TICs tem melhorado e transformado a educação em âmbito geral, mas também, tem gerado novos problemas e desafios principalmente para os educadores que precisam assumir um comportamento de facilitador, incentivador e motivador da aprendizagem.

O professor deve fazer papel de ponte móvel entre o aprendiz e sua aprendizagem requerendo, portanto muitas reflexões. Dessa forma, os papéis do professor se multiplicam, diferenciam e complementam exigindo grande capacidade de adaptação, de criatividade devido sua grande importância nesse processo como agente desafiador e motivador do aluno à explorar e refletir sobre as informações.

A interatividade possui um papel importante na modalidade de ensino a distância, pois ela possibilita a interação e a participação ativa dos interlocutores (alunos, professores orientadores e tutores) envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dando vida e dinamismo à atuação desses atores na construção do conhecimento. Neste sentido a interatividade se impõe como estratégia educativa, de formação, e como uma das características básicas do EAD.