domingo, 13 de junho de 2010

Processos comunicativos e EAD

Os processos educativos de ensinar e aprender são também processos de comunicação, pois não há educação sem comunicação. Na EAD os processos comunicativos são muito mais exigentes pela própria característica de separação física entre professores e estudantes e também pela mediação da tecnologia. Dentro das instâncias comunicativas, a Internet surgiu como suporte da mundialização das culturas, nas perspectivas local e global e promoveu um desenvolvimento significativo para a evolução da EAD, pois transformou as possibilidades de conexão entre as pessoas. A apropriação das TICs nas práticas pedagógicas implicou na configuração de novas formas de relações entre os sujeitos envolvidos no processo a distância. As TICs oferecem possibilidades inéditas de interação mediatizada (orientador/aluno; estudante/estudante) e de interatividade através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs, email, fóruns de discussão, Web sites, blogs, chats, Wiki e outras, pois permitem combinar a flexibilidade da interação humana, com a independência do tempo e do espaço. As ferramentas de comunicação são o ponto de partida e de chegada dos cursos a distância via web, pois proporcionam a comunicação entre todos os envolvidos, fortalecendo as relações interpessoais e de comunicação através de uma aprendizagem colaborativa, a qual mesmo prescindindo da tecnologia adotada é potencializada pelas linguagens midiáticas e tecnológicas. Neste sentido é necessário que as partes envolvidas desenvolvam atividades em torno de interesses específicos pautadas num processo de cooperação apoiadas numa comunicação não direcionada e sim democrática, que vise à troca de diálogos constantes para que todos se sintam acolhidos e pertencentes ao grupo. Por isso é necessário que o orientador acadêmico e o tutor de pólo desenvolvam um ambiente de confiança entre todos os envolvidos, pois os mesmos têm o papel de facilitadores do processo comunicativo, e não somente fornecedores de informação. Esse vídeo resume o papel das TIC's na EAD.
EVENTO

III Seminário de Educação em Rede - de 30 de junho a 02 de julho
Realização : UFG e PUC-Goiás

Tema: Aprendizagens em Processos Virtuais e Presenciais

Para ter acesso a maiores informações sobre o evento e programação, acesse:
http://www.ciar.ufg.br/seminario/seminarioeducacao.swf

Ferramentas de Ead


Para que você possa aprofundar conhecimentos referente às ferramentas de comunicação e interação utilizadas na Ead, sugerimos um passeio por 02 (dois) artigos científicos que apresentam este tema de forma bem criteriosa e detalhada.
São eles:

Comunicação e Interação na EAD, de Aline Santana Martins (Universidade Federal de Santa Catarina) e Dulce MárciaCruz (Universidade Federal de Santa Catarina
http://labspace.open.ac.uk/mod/resource/view.php?id=365576

Tecnologias para a EAD - via internet, de Mário Sérgio da Silva Brito. Graduado em Informática (UCSal),especialista em informação em saúde, mestre em saúde coletiva (UEFS) e professor daUniversidade Estadual de Feira de Santana/BA (UEFS
http://www.lynn.pro.br/pdf/educatec/brito.pdf