As últimas décadas foram marcadas pelo desenvolvimento das TICs, as quais assumiram um ritmo sempre crescente, dando as sociedades novos rumos, não só tecnológicos, mas também sócio-economico-culturais dando também, um novo significado ao contexto da educação.
O professor precisa oferecer aos alunos o acesso ao conhecimento, prepará-los para uma vida de aprendizagem e descobertas. É necessário que o professor reflita sobre a possibilidade de proporcionar ao aluno um ambiente de aprendizagem que integre ensino e pesquisa, onde os alunos exercitem constantemente a comunicação e a colaboração.
A sociedade está exigindo comportamentos que nem sempre são encarados como prioridades pelos professores como o rompimento da divisão artificial entre os conteúdos criados pela escola, a multiplicidade de fontes de informações, a mudança no papel do professor, que se torna um facilitador permitindo que o aluno assuma seu papel de sujeito da própria aprendizagem e desenvolva habilidades cognitivas em níveis mais elevados. De qualquer forma, os conflitos que certamente surgirão vão colocar em questão as práticas tradicionais e propiciar a oportunidade de repensar a própria educação.
Vamos refletir mais sobre a democratização na educação e sobre a utilização de uma das ferramentas essenciais para construção do conhecimento: a comunicação.
No laboratório em que estou não possui fone de ouvido, por esse motivo não terá como assistir o vídeo agora. Mas irei me organizar....
ResponderExcluirMuito bem observado no texto a questão da criatividade, atualização e domínio da tecnologia. Principalmente por parte dos orentadores/tutores de EAD.
ResponderExcluirCordialmente,
Karla
Olá colegas!
ResponderExcluirMuito bom esse vídeo.