segunda-feira, 14 de junho de 2010

Comunicação na prática docente

As últimas décadas foram marcadas pelo desenvolvimento das TICs, as quais assumiram um ritmo sempre crescente, dando as sociedades novos rumos, não só tecnológicos, mas também sócio-economico-culturais dando também, um novo significado ao contexto da educação.
O professor precisa oferecer aos alunos o acesso ao conhecimento, prepará-los para uma vida de aprendizagem e descobertas. É necessário que o professor reflita sobre a possibilidade de proporcionar ao aluno um ambiente de aprendizagem que integre ensino e pesquisa, onde os alunos exercitem constantemente a comunicação e a colaboração.
A sociedade está exigindo comportamentos que nem sempre são encarados como prioridades pelos professores como o rompimento da divisão artificial entre os conteúdos criados pela escola, a multiplicidade de fontes de informações, a mudança no papel do professor, que se torna um facilitador permitindo que o aluno assuma seu papel de sujeito da própria aprendizagem e desenvolva habilidades cognitivas em níveis mais elevados. De qualquer forma, os conflitos que certamente surgirão vão colocar em questão as práticas tradicionais e propiciar a oportunidade de repensar a própria educação.

Vamos refletir mais sobre a democratização na educação e sobre a utilização de uma das ferramentas essenciais para construção do conhecimento: a comunicação.

3 comentários:

  1. No laboratório em que estou não possui fone de ouvido, por esse motivo não terá como assistir o vídeo agora. Mas irei me organizar....

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  2. Muito bem observado no texto a questão da criatividade, atualização e domínio da tecnologia. Principalmente por parte dos orentadores/tutores de EAD.
    Cordialmente,
    Karla

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  3. Olá colegas!
    Muito bom esse vídeo.

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